Página Inicial » Notícias » 3 LUGARES PARA CONHECER EM LAGOA DOS PATOS – GRUTAS E CAVERNAS

3 LUGARES PARA CONHECER EM LAGOA DOS PATOS – GRUTAS E CAVERNAS

Notícias Cidade - 10 de agosto de 2022

Lagoa dos Patos, uma cidade pequena localizada ao Norte de Minas Gerais é simples, mas com uma riqueza cultural e natural encantadora que chama atenção dos visitantes. O município possui um patrimônio natural belíssimo, composto de paisagens irresistíveis de destaque na região.

O município abriga atrações deslumbrantes da natureza, como grutas e cavernas em um ambiente inexplorado. A Gruta do Córrego Seco, Gruta da Lapa D’água e Gruta do Sumidouro são os principais encantos locais, com vastos salões e galerias que, não raro, guardam lindos lagos e riachos.

GRUTA DO SUMIDOURO

A Gruta do Sumidouro localiza-se na área rural do município, no sítio do Sumidouro, à aproximadamente 12 km da cidade. É uma gruta com grande abertura de pedra bem ampla, riacho com nascente na pedra, galerias internas de grande extensão. De acordo com estudos a gruta possui cachoeira interna de 10 a 70 metros de altura, com mais de 2,5 km de extensão sob a terra e grandes lagos internos. 

GRUTA DA LAPA D’ÁGUA

A Gruta da Lapa d’água localiza-se na comunidade rural de Tesouras, à aproximadamente 2 km da cidade. A Lapa apresenta duas entradas, uma pequena abertura com riacho no interior e galerias pequenas. É uma área alta e larga que possui uma imensa árvore Gameleira, cujas raízes caem formando um portal de entrada para a gruta. O minadouro de água da lapa garante um impressionante ambiente tranquilo e refrescante no seu interior. Apesar de pouco explorada, há a formação de estalactites recentes e estalagmites no teto.

GRUTA CÓRREGO SECO

A Gruta Córrego Seco localiza-se à aproximadamente 2 km do centro da cidade, cujo acesso pode ser feito pela região próxima ao Cristo Redentor. A gruta conta com formações minerais como estalactites e estalagmites. Uma delas, chama a atenção por tem uma forma que lembra uma folha que se enverga para baixo e no topo há outra de consistência dura que lembra um diamante. Um dos diferenciais dela é amplitude, altura e interior com o percurso tranquilo.