Página Inicial » LAGOA DOS PATOS E SEU PATRIMÔNIO CULTURAL

LAGOA DOS PATOS E SEU PATRIMÔNIO CULTURAL

O Patrimônio Cultural pode ser compreendido enquanto um conjunto de bens materiais e/ou imateriais que contam a história de um povo e sua relação com o meio ambiente, sendo este o legado que herdamos do passado e que transmitimos para as gerações futuras. Através do patrimônio cultural é possível conscientizar os indivíduos, proporcionando aos mesmos a aquisição de conhecimentos para a compreensão da história local e para a construção de sua própria história.
Dentre as possibilidades de proteção do patrimônio cultural está o inventário cultural, que segundo Marília Rangel Machado “consiste no levantamento e identificação das características e valores particulares de um bem cultural”. Este possui diversas finalidades, dentre essas, subsidiar ações de educação patrimonial e políticas públicas de preservação, divulgar e valorizar o patrimônio cultural, contribuir na mobilização da sociedade civil na salvaguarda de seu patrimônio.

PATRIMÔNIO PROTEGIDO POR TOMBAMENTO MUNICIPAL

Motor Gerador de Energia Elétrica
Praça Vereadora Maria das Graças Bompet
Antigo prédio da Prefeitura
Praça 31 de março/da Matriz
Igreja do Senhor Bom Jesus
Balneário Turístico,  Estatua do Cristo Redentor, Lagoa/Barragem

PATRIMÔNIO IMATERIAL

Folia de Reis, Festas folclóricas, Festa do Bom Jesus, Festa de São Sebastião Comunidade Cocal;

Execução do Inventário de Proteção do Patrimônio Cultural do Município e divulgação dos bens culturais inventariados. lista de bens inventariados em Lagoa dos Patos em 2021:

1-Residência de José Cristiano Pereira

2-Modo de fazer farinha de mandioca

3-Conjunto de masseiras

4-Gruta de José Wilson Magalhães

Os trabalhos de preservação do patrimônio fazem parte da administração Municipal para que o legado da historia não se perca e os munícipes conheçam e ajudem a preservar a historia e a cultura local.

Lagoa dos Patos, Agosto  de 2021.